O mundo em suas mãos
A versão portátil deste aplicativo não difere em nada das demais. Qualquer ponto do globo pode ser rapidamente buscado e visualizado em diversos níveis de aproximação.
Para controlar as direções as teclas direcionais do aparelho são utilizadas. Uma vez que o ponto desejado esteja centralizado, o botão central deve ser pressionado, abrindo um menu com opções para ampliar ou reduzir o zoom.
No mesmo está o campo de busca por endereços, que permite a localização direta e precisa dos locais conhecidos. No caso de pontos turísticos ou localidades de grande relevância, o nome da estrutura (como “Eiffel Tower”, para a torre Eiffel em Paris) deve bastar.
Informações complementares
Leve o mundo inteiro, onde quer que você esteja!
Não bastassem as imagens reais via satélite, o Google Maps fornece outros tipos de representação, tais como mapas traçados das ruas (similar aos encontrados nas listas de endereço, com blocos e quadras desenhados) e visualizações híbridas, que mesclam as fotos com os mapas, algo eficiente para a localização de pontos de referência.
Alguns países e regiões ainda têm disponíveis dados de trânsito para aqueles que navegam pelo programa.
GPS de emergência
Podem ainda ser atribuídos valores de “partida” e “destino” para os endereços digitados, algo que transforma o Google Maps em um GPS manual, ou seja, os passos de como se chegar a um dado local, ao invés de se atualizarem automaticamente com a distância percorrida, são exibidos um por vez, ao comando do usuário.
Não é a opção mais eficiente, podendo o banco de dados estar desatualizado em relação às mãos das vias públicas ou obras recentes, mas em situações corriqueiras e na falta de outros métodos é uma grande ajuda.